Alguns estudos demonstram que é possível um motorista dirigir com o dobro de segurança do que consegue atualmente. Para isso, é preciso aperfeiçoar a forma de conduzir o veículo, porque uma única falha ao volante pode provocar um acidente fatal.
Condições adversas do Trânsito: Dias de muito transito, datas especiais como feriados prolongados, e festas de final de ano, é comum as rodovias e estradas terem um tráfego bem superior, com isso é fundamental o motorista redobrar a atenção, visto que encontra-se em uma situação adversa de dias “normais”.Lembrando sempre que condições adversas de transito acontece também nas ruas da cidade, principalmente em determinados horários do dia e em locais de maior movimento, como escolas/faculdades, áreas centrais, órgão públicos, etc.
Condições adversas do Veículo: A conservação do veículo também encaixam-se em situações de condições adversas, uma vez que um veículo com pneus gastos, com problema nas luzes, freio, ou qualquer outro item importante, diminui consideravelmente a sua segurança, aumentando assim as chances de causar um acidente, principalmente se acontecer outra situação adversa, como chuva, neblina, etc.
Condições adversas das Vias: Ruas e estradas também entram na relação de condições adversas para o motorista, por isso é sempre importante antes de viajar verificar as possíveis rotas, para assim definir qual a melhor e mais segura a seguir, e sabendo o trajeto que será percorrido, o motorista pode se preparar melhor para as diversas condições adversas que encontrará no caminho.Como por exemplo, uma estrada bastante sinuosa, com muitas curvas, desvios, obras, trechos escorregadios, buracos, etc.
Luz: A luz alta de outros veículos que vem no sentido contrário podem causar ofuscamento da visão por breves segundos, por isso é fundamental desviar o olhar para o acostamento a direita ao cruzar com veículos que estejam trafegando com farol alto, e se possível tentar avisá-los dando sinal de luz (piscando os faróis).
Condições adversas do Tempo: As condições climáticas e atmosféricas influenciam diretamente na maneira do motorista conduzir um veículo, por isso também são condições adversas.
Por exemplo ao dirigir com chuva ou neblina a visão dos motoristas acaba diminuindo, além de tornar a pista mais escorregadia aumentando assim consideravelmente os riscos de uma acidente, principalmente se o veículo em questão não estiver em boas condições, como pneus carecas ou com as palhetas do limpador do parabrisa gastas.
Condições adversas do Motorista: Essa é considerada por muitos especialistas uma das condições adversas mais perigosas, uma vez que para dirigir com segurança e não oferecer risco a si próprio e a outras pessoas, o condutor deve estar bem fisicamente e mentalmente.
E um dos maiores motivos de acidentes relacionadas as condições adversas do motorista estão relacionada a dirigir embriagado/alcoolizado, com sono/cansado ou ainda sobre efeito de outras drogas. Muitos não gostam de perder tempo no trânsito, e assim, esquecem que é melhor perder um minuto na vida, do que ela em um minuto.
Pense nisso, da próxima vez que girar a chave de ignição de seu conduzido, e for sair por aí.
“Todo e qualquer fator que possa vir a prejudicar o real desempenho no ato de dirigir, aumentando a possibilidade de um acidente de transito, é considerado uma condição adversa”.