sábado, 31 de maio de 2014

Maio Amarelo - Blitz


Explico o porque: Nossos motoristas, continuam ainda com a rotina de 20 anos atrás, quando o número de veículos era bem menor do que hoje. Cito um exemplo, 10 veículos em fila indiana, fecha um cruzamento. Agora, 10 veículos no mesmo local, mas lado a lado "Direita e Esquerda", não fecham o cruzamento e não prendem o fluxo como no primeiro exemplo. Foi nítida a confusão nos motoristas, ao chegarem nos cones, ficavam se perguntando o que fazer.

Podem até me vir falar, era preciso um aviso que isso ia acontecer, correto. Mas estamos cansados de dar orientações sobre prevenção de acidentes e eles continuam acontecendo.
A partir de agora, seguindo este exemplo, comecem a mudar suas atitudes no trânsito, veículos maiores ônibus, caminhões, ou menor velocidade, sempre a direita, como os ciclistas, os demais que precisem virar à esquerda e com velocidade maior, apoiar a faixa da esquerda, sempre sinalizando sua intenção através do uso correto da "Seta".

O pedestre também falha e muito, ao atravessar na faixa. Continuam a atravessar sem se ater ao fluxo de veículos, ter certeza se o mesmo parou. Pedestre, você colabora para que ocorram acidentes, antes de atravessar procure ver e ser visto.

Também notei muitos veículos com crianças sendo conduzidas sem se ater a qualquer norma de segurança, soltas no interior do veículo, ou no colo de seus pais, ato que merece minha reprovação.
Bom, vejo que este exemplo relatado em fotos pode e deve dar uma noção, como nossos motoristas e pedestres, precisam e muito se Educarem para o Trânsito. 

Tudo isso é para chamar a atenção, sempre em atenção para a Vida, a qual só temos uma.

Meus agradecimentos à Câmara Municipal; Prefeitura Municipal; Equipes da GCM; as Escolas Estaduais Luiz Campacci e Cesário Carlos de Almeida; Ótica Laranjal; Balari & Baggio Corretora de Seguros; FN TECH; Gráfica Ideal Conchas; Proarts; MunRha Motos, pelo apoio e também por acreditarem na nossa intenção em promover o Movimento Maio Amarelo em Laranjal Paulista/SP.






quarta-feira, 28 de maio de 2014

ALUNOS DA ESCOLA CECCA, TAMBÉM TEM ORIENTAÇÕES SOBRE TRÂNSITO

Dando continuidade ao Movimento Maio Amarelo em Laranjal Paulista, o Sargento Luiz Antonio Campos Lima do PROEDUTRAN, esteve na Escola Estadual Cesário Carlos de Almeida “CECCA” no último dia 22. O Sargento palestrou sobre a educação no trânsito, ditando algumas regras e também com apresentação de vídeos educativos, aos alunos do ensino fundamental daquela escola, no período da tarde.

Ao final da palestra, os alunos receberam um folheto educativo e a Diretora da Unidade Escolar, Sra. Elza agradeceu a presença do Sargento Campos, salientando da importância de se conscientizar essas crianças e adolescentes, quanto aos problemas enfrentados hoje, em nosso trânsito.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Movimento Maio Amarelo: Palestra sobre trânsito reúne cerca de 250 alunos da Escola Campacci na Câmara Municipal de Laranjal Paulista


Na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, foi realizada na Câmara Municipal de Laranjal Paulista uma palestra educativa sobre dicas de segurança e prevenção no trânsito pelo Sargento PM Luiz Antonio de Campos Lima, organizador do Movimento "Maio Amarelo" em Laranjal Paulista. 

O objetivo, disse Campos, é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades numa ação coordenada de reflexão sobre um dos temas mais debatidos e que muito preocupa o país, as conseqüências e a redução dos acidentes de trânsito.

Durante a palestra, que teve a duração de uma hora, cerca de 250 alunos da Escola Estadual "Luiz Campacci" assistiram vídeos relativos ao tema e ouviram dicas sobre a prevenção de acidentes, regras de trânsito para motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, além do uso de equipamentos de segurança, como capacetes, cintos de segurança e cadeirinhas para crianças. 

Os alunos receberam folhetos educativos sobre o Movimento "Maio Amarelo", confeccionado com apoio da Câmara Municipal, onde constam as principais dicas de segurança no trânsito. Receberam também a cartilha "A Câmara de Laranjal Paulista nas Escolas", publicação do Poder Legislativo laranjalense e que aborda as principais informações sobre o funcionamento da Câmara Municipal e as funções dos vereadores.

Por que o mês de maio?

A escolha pelo mês de maio é justificada por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. A utilização da cor amarela é uma alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.

Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. 

No Brasil, cerca de 50 mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito por ano. 

terça-feira, 13 de maio de 2014

Palestra na Câmara Municipal de Laranjal Paulista

Amanhã 14/05, Palestra na Câmara Municipal de Laranjal Paulista.
A partir da 08h30 para os alunos do ensino médio da Escola Campacci.

Onde iremos focar principalmente a conduta misturada com o álcool, também sobre algumas dúvidas.

 Uso do cinto de segurança, cadeirinha, assento elevado, energia cinética, etc.

 PROEDUTRAN 2003 -2014. 11 anos nosso objetivo é: "Preservar Vidas, Orientando e Educando".

sexta-feira, 2 de maio de 2014

LARANJAL PAULISTA, TAMBÉM APOIA O MOVIMENTO MAIO AMARELO

Com abertura oficial no dia 1° de maio, o Movimento Maio Amarelo em Laranjal Paulista começou a ser lembrado pela 2ª Corrida e Caminhada Orientada. O Sargento Campos (Proedutran) e os professores da Academia Spazio Bem-Estar, organizaram o evento que contou com mais de 100 participantes.

O Movimento MAIO AMARELO nasceu de uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.

A chave para a redução da mortalidade, segundo um relatório, é garantir que os estados membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, excesso de velocidade, não uso do capacete, cinto de segurança e cadeirinhas. Porém, apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

Segundo Campos, outros eventos já estão programados, mas ainda sem datas certas. Um Passeio Ciclístico Educativo, Palestras, uma Blitz Educativa, todos relacionados ao Movimento, pois o objetivo é chamar atenção para vida. 

A intenção real mesmo é chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizando o seu envolvimento e também de órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, e efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas. Seguindo os exemplos dos Movimentos Outubro Rosa, Novembro Azul,  o Abril Verde, encerra Campos.