sábado, 7 de dezembro de 2013

Sinalização de áreas escolares

A circulação de pedestres e ciclistas constitui situação de conflito destes com os veículos. As travessias devem ser concentradas e organizadas de modo a diminuir os riscos, evitando a dispersão da atenção dos condutores. A escolha da localização e o arranjo das passagens de pedestres e ciclistas são resultados de estudo prévio aprofundado. Da mesma forma, os locais de concentração e circulação de pedestres e ciclistas merecem atenção especial. Assim, e poque os escolares são pedestres e ciclistas potenciais, a sinalização do entorno das escolas deve ser uma prioridade dos órgãos de trânsito.
 
Em primeiro lugar, as crianças fazem parte do grupo de usuários mais vulnerável no trânsito, pelas suas características físicas e psicológicas: a capacidade de percepção de tempo e distância e a de identificação da origem dos sons não estão plenamente desenvolvidas; a consciência da capacidade física não é precisa; e em muitos existe o atrativo de desafiar o perigo, ao mesmo tempo em que não conseguir avaliar os riscos.
 
SINALIZAÇÃO:
A sinalização vertical constitui-se de sinais apostos sobre placas e devem sempre ser implantadas na lateral da via, sobre as calçadas, ao lado dos acostamentos, ou suspensos sobre a pista quando a visibilidade estiver prejudicada.
 
Nas escolas com funcionamento noturno ou quando o período da tarde se estende até o anoitecer, pode se iluminar as placas, frontalmente ou com sistema tipo back-ligth.
 
Os sinais abaixo são de utilização obrigatória em todos os projetos de sinalização de área escolares:
O sinal A-33a adverte os condutores da existência de escolares circulando nas proximidades e, portanto, devem ficar atentos para sua travessia;
Osinal A-33b adverte os condutores da existência de faixa de travessia de pedestres - tipo zebrada - destinada a escolares;
 
APLICAÇÃO:
Os sinais A-33a e A-33b devem ser implantados em todos os projetos de sinalização de áreas escolares, cada um deles empregado de acordo com seu significado.
 
COLOCAÇÃO:
O sinal A-33a deve ser implantado nas imediações da escola, inclusive nas vias transversais, antes das travessias identificadas como as principais.
O sinal A-33b deve ser implantado antes de faixas de pedestres destinadas a escolares, em distâncias entre 50 e 100 metros da faixa, em áreas urbanas e maiores, compatíveis com velocidade regulamentada, em vias rurais.
 
PROEDUTRAN: Desde 2003 nosso objetivo é "Preservar vidas, orientar e educar".
 


Texto: Sargento PM Luiz A. Campos Lima, fundador e palestrante do PROEDUTRAN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário