domingo, 26 de janeiro de 2014

TRÂNSITO: IGNORÂNCIA, OU FALTA DE CONSCIÊNCIA E EDUCAÇÃO MESMO.


Mesmo com a elaboração do Novo Código de Trânsito Brasileiro (Lei n° 9.503 – 03SET97), alguns usuários, ainda insistem em ignorar seus artigos. Posteriormente, ocorreram algumas alterações, sempre visando aumentar a segurança e em consequência diminuir as mortes em nosso trânsito.

Lei seca, obrigatoriedade do uso do cinto de segurança em todo território, bem como a utilização de dispositivos para nossas crianças, desde o bebê conforto até o assento de elevação.

Porém com todo esse aparato nas leis, todo dia, a história se repete nos noticiários. Motorista embriagado causa acidente e foge. Motorista em alta velocidade atropela e mata e também foge, e assim mais e mais notícias.

Será que é por pura ignorância que temos estas atitudes? Não, é pelo simples fato da falta de consciência e educação mesmo.

A ignorância vem por ignorar as leis. Mas como será que fica a sua consciência, em saber que tirou a vida de alguém, pela falta de educação no trânsito.

Sempre comentemos isso: O motorista, deve ter consciência e atenção à todo momento no trânsito. Uma via movimentada, mal sinalizada; um cruzamento perigoso ou não; uma via que margeia uma área escolar, hospitais, logradouro com grande movimentação de pessoas, e assim por diante.

O motorista, também deve se ater para as condições de seu veículo: freios, pneus, parte elétrica. Manter ele sempre em condições adequadas à segurança.

Mas também precisamos cobrar dos responsáveis pelas vias, uma sinalização correta. Tudo isso, somada a um motorista consciente, com certeza teremos um trânsito cada vez mais seguro.

A ignorância citada aqui, nada tem a ver com o ser leigo. O fato é de se ignorar o direito do outro, as normas e manuais. Hoje não há como se ignorar tais questões, visto as divulgações nos meios de comunicação.

Então, tentar burlar para se safar é mero engano.

Cabe aqui também um alerta as autoridades. Procurem, antes de realizar uma obra onda há trânsito, se ater aos manuais de sinalização, pois ao contrário, o que já está complicado, complicará ainda mais. Não é de hoje que venho orientando e cobrando o que está sendo feito de forma errada. Vejam pela foto, uma lombada quase em frente a um ponto de ônibus. Gente isto não é possível, ela deveria estar antes, para transmitir segurança aos usuários do referido ponto, mas da forma como está, trará mais desconforto. Vejam só, um ônibus para no ponto antes da lombada, com isso ele tampará a sinalização de advertência, fazendo com que outros automóveis que venham atrás não observem a mesma e com isso, não diminuam a velocidade. A lombada está ali para que haja uma baixa velocidade, mas desta forma, o objetivo não será alcançado.

Por isso repito, é preciso conhecimento para se trabalhar com o trânsito, pois ele além de envolver dinheiro, envolve o principal, Vidas.

PROEDUTRAN: Desde 2003, nosso objetivo é, "Preservar Vidas, Orientar e Educar".

Texto e foto: Sargento PM Luiz A. Campos Lima, fundador e palestrante do PROEDUTRAN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário