Seguindo a linha a exemplo do Movimento Maio Amarelo, chamar a atenção para à Vida. O Sargento Luiz Antônio Campos, esteve presente nas três Paróquias do Município de Laranjal Paulista, onde ele pode falar sobre a Semana Nacional de Trânsito, cujo tema desse ano é: Cidade para as pessoas. “Proteção e Prioridade ao Pedestre”.
Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
Segundo o DENATRAN, a Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.
Campos falou e demonstrou com vídeos, fotos e exemplos, as formas corretas da utilização do cinto de segurança, da cadeirinha, do capacete para motociclista e sobre a faixa de pedestres.
Além de falar aos presentes, Campos também foi questionado com algumas perguntas, sobre dúvidas e falta de informação, principalmente em Maristela. Segundo uma moradora da localidade, não existe faixa de pedestres para travessia (da rodovia que corta o Distrito), em locais que transmita segurança, principalmente aos alunos, tanto na saída como na entrada. Este fato trouxe a preocupação, já que o nosso objetivo é preservar vidas. Então nos cabe encaminhar esta reivindicação ao setor responsável, para que aja um estudo detalhado, para a colocação de faixas de pedestres, onde o número de usuários seja mais intenso e possibilite a segurança a eles, com sinalização de alerta e também de velocidade.
Campos ressalta que quando criou o Programa Educativo em maio de 2003, sempre procurou o objetivo “Preservar Vidas, Orientando e Educando”, seja com palestras, ou eventos educativos como, passeios ciclísticos educativos, trabalho com os alunos e os Sombras no Trânsito. Sempre realizados na Semana Nacional de Trânsito. Porém este trabalho fora interrompido em 2008, sendo retomado por iniciativa própria neste ano, onde ocorreram palestras na Câmara Municipal, escolas estaduais e estas agora para a Catequese.
Ressalta Campos que, a semente havia sido plantada lá atrás em 2003 e começava a crescer, porém depois de podada, o fruto poderá vir melhor que o esperado, confia ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário