Ao chegar num cruzamento, estando você numa via em que nela existe uma placa de “parada obrigatória R-1”, é certo que a via que você está não é uma via preferencial. Portanto, você deve respeitar a preferencial. Se no sentido oposto da mesma via que você está, sendo esta de mão dupla, é preciso saber observar e ver de quem é a preferência, sabendo-se que a via preferencial cruza a sua via.
Explico: Estando você para avançar, após parar (Placa R-1), precisa saber que, se você vai virar à esquerda, neste caso você deve respeitar a preferencial primeiro e depois respeitar a preferência, que neste caso, é de quem vem no sentido contrário e vai seguir em frente ou virar à direita.
O que alguns “condutores” desconhecem que ficar buzinando, gesticulando, não vai mudar esta norma regulamentada e aprendida com certeza, nas aulas do CFC.
Podendo começar com algumas atitudes: aguardar a travessia de pedestres na faixa com calma, não fechar um cruzamento, dar passagem a outro motorista que está sinalizando a intenção de mudar de faixa, não gritar com os demais usuários do trânsito, pedir desculpas quando errar, relevar atitudes erradas dos outros, der espaço e aguardar, sem pressionar, o motorista do veículo da frente estacionar, ter mais paciência com idosos e condutores sem experiência. O certo é não entrar em provocações, dar a vez, dar a prioridade ao pedestre. Enfim, são atitudes nobres que podem com certeza, evitar acidentes.
No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres tem o poder de promover o respeito e a cidadania.
Texto: Luiz Antonio Campos, Sargento da Policia Militar, Coordenador do Proedutran, Palestrante e Educador de Trânsito
Imagens: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário