quarta-feira, 14 de maio de 2014

Movimento Maio Amarelo: Palestra sobre trânsito reúne cerca de 250 alunos da Escola Campacci na Câmara Municipal de Laranjal Paulista


Na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, foi realizada na Câmara Municipal de Laranjal Paulista uma palestra educativa sobre dicas de segurança e prevenção no trânsito pelo Sargento PM Luiz Antonio de Campos Lima, organizador do Movimento "Maio Amarelo" em Laranjal Paulista. 

O objetivo, disse Campos, é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades numa ação coordenada de reflexão sobre um dos temas mais debatidos e que muito preocupa o país, as conseqüências e a redução dos acidentes de trânsito.

Durante a palestra, que teve a duração de uma hora, cerca de 250 alunos da Escola Estadual "Luiz Campacci" assistiram vídeos relativos ao tema e ouviram dicas sobre a prevenção de acidentes, regras de trânsito para motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, além do uso de equipamentos de segurança, como capacetes, cintos de segurança e cadeirinhas para crianças. 

Os alunos receberam folhetos educativos sobre o Movimento "Maio Amarelo", confeccionado com apoio da Câmara Municipal, onde constam as principais dicas de segurança no trânsito. Receberam também a cartilha "A Câmara de Laranjal Paulista nas Escolas", publicação do Poder Legislativo laranjalense e que aborda as principais informações sobre o funcionamento da Câmara Municipal e as funções dos vereadores.

Por que o mês de maio?

A escolha pelo mês de maio é justificada por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. A utilização da cor amarela é uma alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.

Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. 

No Brasil, cerca de 50 mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito por ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário