segunda-feira, 23 de junho de 2014

O TRANSPORTE DO SEU ANIMALZINHO NO CARRO

Hoje vamos tocar num assunto, discutido nesta semana, após eu chamar a atenção de uma amiga e motorista. O ato lhe causou uma dúvida, por isso trago esta matéria a todos, por ser também ligada a trânsito sim.

O correto é nunca transportar cães e gatos soltos se o motorista estiver sozinho.

Considerados membros da família, cães e gatos costuma seguir os donos para todos os lados. Eles, claro, também andam de carro. Mas o transporte de animais exige alguns cuidados para evitar multas e para a segurança de quem dirige e do bichinho.
O aconselhado é nuca transportar cães e gatos soltos ser o motorista estiver sozinho, mas sim em caixas ou nas cadeiras apropriadas, com cinto de segurança. Elas são vendidas em lojas especializadas e têm tamanhos diferenciados. Se outra pessoa estiver no carro, o animal pode viajar no colo do carona, preferencialmente no banco traseiro.
Como no caso da utilização de dos dispositivos de segurança, para o transporte de crianças, o para cães e gatos, também são poucos utilizados. Em relação ao primeiro, bem menos comum a sua utilização.

Por este motivo, continuamos com nosso trabalho de educação para o trânsito. Sempre com o mesmo objetivo: “Preservar vidas, orientando e educando”.
NOTA: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multas para o transporte inadequado de animais. E não se trata de lei inócua. Em algumas cidades os agentes realmente notificam. O correto é que o animal nunca pode ir na parte externa dos veículos e nem colocar a cabeça pela janela. Alguns cachorros adoram fazer isso, mas isto é punível, além de não se permitir a condução em cabine de caminhonetes.

O animal solto dentro do carro, pode tirar a atenção de quem dirige, evitando-se assim eventuais freadas bruscas ou acidentes.

No caso de um acidente, numa batida frontal contra uma barreira deformável a uma velocidade de 64 km/h, o peso de um animal solto no interior do veículo é multiplicado em até 40 vezes. Por exemplo, no caso de um cão da raça buldogue, que pesa em média 25 kg, seu peso pode chegar a uma tonelada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário