quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

JOVENS PROMOVENDO A CIDADANIA

"Esse é um dos projetos que foi criado em 2004 e que poderia ser utilizado para o desenvolvimento da educação de Laranjal Paulista...assim que as autoridades competentes desejarem apoiar".

 Em 2004, o através do PROEDUTRAN, apesar de já existir pela Polícia Militar o projeto JCC, criamos o JPC. Este nosso projeto, tinha a ideia de trazer os pais para junto da escola, ou seja, aproximá-los mais da escola e em consequência, fazê-los participar das atividades juntamente com seus filhos (alunos).
 Fazer com que o aluno, participe dos problemas da escola e com ações do grupo J.P.C, passassem a resolvê-los.
 As ações seriam: lazer, palestras, campanhas, etc.

 A escola deveria ser um ponto de referência para a comunidade que a circunda.

 A primeira ação a ser realizada, seria: fazer um mutirão na escola, com todos os participantes do projeto, realizando uma limpeza, pintura de suas dependências, especialmente as salas de aulas. Depois seria feito uma campanha de conscientização, para a manutenção da limpeza, conserto dos materiais (portas, carteiras, etc) danificados.

 Uma realização de campanhas de saúde, conscientização contra atos de vandalismo, dentro e fora da escola (danificação de placas de sinalização e identificação, cestos de lixo público, reciclagem e suas vantagens “já havia este pensamento”).

Na Semana Nacional de Trânsito, juntamente com os alunos do projeto iriam realizar uma campanha pela paz no trânsito. Deveria começar com uma pesquisa sobre as regras de convivência pacifica no trânsito e as leis que normalizam essa convivência. Iríamos fazer um levantamento das placas existentes e seus significados, reconhecendo ai uma linguagem iconográfica importante. A partir desse reconhecimento, tomar as ruas de sua região, abordando motoristas e pedestres, e falar sobre o que aprenderam, enfatizando, uma vez mais, a importância da assunção de responsabilidades individuais para a obtenção de melhorias desejadas na qualidade de vida de todos.

 Responsabilidade: Ao tomarem para si a responsabilidade, os alunos e alunas do projeto, iriam ocupar o lugar de atores sociais.

 O problema de um colega, que tem a sua escolarização ameaçada pela falta de transporte apropriado, e de outros jovens e crianças que não frequentam a escola pelos mais diferentes motivos, desde a necessidade de completar a renda familiar até a falta de vagas nas escolas públicas da região.

 Numa interlocução entre o poder público e a comunidade, criando demandas sociais que devem ser consideradas e atendidas.

O direito a escolarização é um dos principais direitos fundamentais, explicitado e assegurado por diversas leis do país, desde a Constituição Federal , até o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Isso, entretanto, como todos sabemos, nem de longe assegura sua aplicação.

Para coroar e estimular os estudantes, criaríamos um livro de memórias onde todos participariam.

PROEDUTRAN: Desde 2003, nosso objetivo é, "Preservar Vidas, Orientar e Educar".

Texto: Sargento PM Luiz A. Campos Lima, fundador e palestrante do PROEDUTRAN 

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