quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Viver com segurança no trânsito

Amigos, para sua segurança, tanto como motorista, motociclista, numa bicicleta ou a pé, é muito interessante seguir algumas orientações, para preservar e garantir a sua integridade física e a dos demais usuários.

- MOTORISTA: Evite fazer com que a rotina torne-se sua aliada. Lembre-se, excesso de confiança às vezes mais atrapalha do que ajuda. Quantas pessoas já sofreram algum tipo de acidente, por confiar demais na rotina, por acharmos porque sempre passamos por este ou aquele local. Podemos evitar acidentes sim, mas caso ele aconteça, é nosso dever algumas atitudes, afim de evitarmos que ocorram outros acidentes, em virtude do primeiro, como tirar os veículos envolvidos do local, evitar que haja aglomeração, principalmente de curiosos e que não fazem parte do evento, como também procurar sinalizar e o mais importante, acionar o socorro.

- MOTOCICLISTA: Evite circular entre veículos e em movimentos, e sem guardar uma distância segura. São muitos os casos de mortes e ferimentos graves. Use sempre o capacete, é obrigatório o uso de viseiras e fechadas ou óculos de segurança. Também é proibido transportar crianças menores de 07 (sete) anos. O farol deve estar sempre aceso, quando em circulação de dia e de noite. Evite a ultrapassagem pela direita.

- CICLÍSTA: Nunca ande no contra-fluxo, transite sempre rente a guia da calçada e pelo lado direito da via, nunca na calçada, exceto se estiver desmontado. Evite manobras arriscadas, isto poderá lhe custar a vida.

- PEDESTRE: Atravesse sempre na faixa de segurança. Onde não houver faixa, atravesse em linha reta, mas nunca correndo.

Nunca pare sobre a faixa, só atravesse quando tiver certeza que o motorista observou a sua intenção e se parou realmente o veículo. Por isso, é bom ter sempre em mente essa dica: No trânsito é preciso ver e ser visto.

- GENTILEZA: É possível praticar a gentileza no trânsito? Claro que sim! Sito aqui vários exemplos para ser gentil no trânsito: Estou transitando por uma via, onde existem vários veículos estacionados, quando observo que um deles realiza uma manobra para sair, parou ou sigo? Isso vai depender muito da minha gentileza. Há mas se eu parar poderá acontecer um acidente, outro veículo poderá colidir na traseira do meu. Antes da gentileza no trânsito, vem a Direção defensiva, manter uma distância segura do veículo à frente, com certeza irá evitar uma colisão. Outra coisa muito comum, observo isso todos os dias em minha cidade. Motoristas que se acham donos da via. Precisamos mudar essa conduta, preferem transitar pelo meio delas, sem deixar uma passagem livre para os outros, se você vai seguir à direita, o normal é apoiar pelo lado direito, do esquerdo pelo lado esquerdo, por isso em horários de grande fluxo, o trânsito acaba parando em um trecho, excesso de veículos com motoristas que não sabem o que fazer e ainda por cima não quem discipline o trânsito, digo isso em Laranjal Paulista, em outros centros, não posso opinar, visto não vivenciar o trânsito deles.  

•Você caro amigo, pode até estar se perguntando, isso eu já sabia. Exato, mas poucos se utilizam da forma correta. É comum para nós, sempre estamos com pressa ou deixamos de fazer algo certo, seja por descuido, seja por achar que nunca irá acontecer algum incidente com a gente e isso trás mais problemas do que solução. Observe bem esse ditado: A pressa é a inimiga da perfeição.

Segurança e falta de atenção, nunca se deram as mãos. Por isso, a conscientização é a melhor educação.

“Viver é um direito de todos”

PROEDUTRAN: “Desde 2003, o nosso objetivo é, Preservar Vidas, Orientar e Educar”

Texto: Sargento PM Luiz A. Campos Lima, fundador e palestrante do PROEDUTRAN 

Duvidas, sugestões, envie um e-mail para: proedutran@bol.com.br ou proedutran@fasternet.com.br. Teremos o maior prazer em responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário