terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Como educar o motorista do futuro?


Satisfazer a curiosidade natural de uma criança sobre automóvel pode criar o desejo precoce de dirigir?
 O conhecimento do automóvel se for orientado de uma maneira positiva, facilitará o desempenho do futuro motorista. Os pais e responsáveis devem proporcionar esse conhecimento dentro dos limites e de acordo com o interesse e o desenvolvimento da criança.

 O aprendizado pode começar bem cedo, por volta dos 2 ou 3 anos, quando a criança já começa a falar e entender o que lhe dizem.

Algumas pessoas devem estar se perguntando. Mas hoje as crianças já nascem sabendo. Grande engano, pois mesmo havendo a acessibilidade aos meios eletrônicos (TVs, Internet, etc), o correto é que as crianças comecem a aprender com os pais. Assumamos a nossa responsabilidade a partir de agora, pensando no motorista do futuro.

O que ensinar. Dos 2 ao 6 anos.

Nesta fase, a criança pode compreender as noções mais simples, tais como a calçada é para os pedestres, a rua é para os carros; vermelho é sinal de parar, verde é sinal de passar, amarelo é para prestar atenção, por que o sinal vai ficar vermelho. Sendo simples e objetivo e usando palavras que a criança entenda.

Dos 6 aos 11 anos.

Nesta fase a atividade da criança fora de casa normalmente aumenta. Além de frequentar a escola, ela vai à casa dos amigos, ao clube, ao curso e às vezes sai desacompanhada. O aprendizado deve se concentrar no ato de atravessas as ruas, da maneira mais segura possível.

Dos 11 anos em diante.

Nesta fase, a criança é capaz de entender e participar do trânsito quase como um adulto.

Ela já pode perceber os conflitos que surgem, causados pelos interesses diferentes das pessoas que participam do trânsito e pela necessidade de todos dividirem o mesmo espaço.

Os pais que conseguirem conscientizar seus filhos para esse problemas estarão colaborando para uma geração de motoristas mais responsáveis e para um trânsito mais humano.

Lembrando que estas dicas foram idealizadas pela Shell Responde antes do ano de 2000, para pais e educadores. Por esse motivo, mais de 14 anos depois, as trazemos novamente, para informar, orientar e conscientizar à todos para que, possamos multiplicar essas dicas, com o intuito de transformar nosso trânsito mais humano e civilizado.

Recado Final:

O risco de acidentes estará sempre presente no trânsito, por mais seguros que se tornem os automóveis e as vias de circulação.

A melhor maneira de diminuir esse risco, ainda é  desenvolver uma mentalidade de prevenção de acidentes, orientando o futuro motorista para a obediência às normas, para o respeito ao outro e para um comportamento mais civilizado no trânsito.

Nota: Não exija demais das crianças. O crescimento infantil ocorre em etapas progressivas, que não podem ser vencidas antes do tempo.

PROEDUTRAN: Desde 2003, nosso objetivo é, "Preservar Vidas, Orientar e Educar".

Texto: Sargento PM Luiz A. Campos Lima, fundador e palestrante do PROEDUTRAN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário