sábado, 25 de janeiro de 2014

Detran dá dicas de como dirigir com segurança em dias de chuva


Para quem dirigir no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada, recomenda-se calma, prudência e muita atenção

A condição adversa de chuva reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus e dificulta manobras de emergência. Por esse motivo, é necessário que os motoristas redobrem a atenção para evitar os riscos de acidentes e perigos de dirigir no período chuvoso. Com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro nessa época, o Detran orienta como se deve dirigir nessas condições.

Em épocas de chuvas é essencial tomar certos cuidados ao dirigir, pois o número de acidentes de trânsito tende a aumentar nesse período. E para quem dirigir no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada, recomenda-se calma, prudência e muita atenção.

De acordo com o coordenador da fiscalização de trânsito do Detran/AC, Herbson Sousa, a paciência e a atenção precisam andar de mãos dadas com os condutores, principalmente no período chuvoso. "Sob chuva, é necessário andar sempre com o limpador de para-brisas funcionando, aumentar a distância com relação ao veículo da frente e utilizar luz baixa - para que os demais condutores tenham maior visibilidade do seu veículo -, além de não exceder os limites de velocidade estabelecidos nas vias e evitar frenagens bruscas", aconselha Sousa.

Dicas para os motoristas em período de chuva:

- Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade;

- Acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores;

- Evite frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;

- Não use as poças d'água para 'lavar' seu veículo – muitos acidentes começam assim;

- Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir. Acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

Texto: Cristina Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário