domingo, 19 de janeiro de 2014

Crianças no carro e no trânsito: que cuidados tomar?

No carro: - Evite deixar crianças sozinhas no carro. No caso de absoluta necessidade, deixe-o freado, engrenado e retire as chaves. E volte rapidamente.
- Nunca deixe o carro ligado na garagem, com crianças em seu interior e sozinhas. Elas podem querer imitar o pai ou a mãe.
- não deixe objetos perigosos com crianças no banco detrás, tais como ferramentas ou outros. A criança, além de poder jogá-las pela janela, pode atirá-los também dentro do carro, muitas vezes com real perigo.
- Nunca deixe a criança perto do carro ao trocar um pneu. Também não a deixe ficar inclinada com o motor aberto olhando o motor, principalmente em funcionamento.
- redobre a atenção ao fechar as portas. Muitas vezes elas deixam pé ou mãos do lado de fora, sofrendo acidentes.

No trânsito – Crianças menores de 10 anos devem atravessar a rua acompanhada de um adulto.
- Cuidado ao dar marcha ré, em garagens ou ruas, onde estão crianças. Tenha maior cuidado e vá sempre bem devagar. Sendo baixas, crianças ficam fora do seu campo de visão e dos espelhos retrovisores.
- Ensine também a elas do sério perigo de atravessar a rua com a visão obstruída por um veículo parado, explicando sempre porque é perigoso.
- Explique que para atravessar, procurar olhar para o motorista e ter certeza de que ele está vendo ela.
- Que sempre que estiver em grupo, caminhar em fila única. Sempre na calçada e o mais distante possível da rua.
- Em dias de chuva ou á noite, ensinar a usarem roupas claras, para a fácil visualização por parte dos motoristas.

RECADO FINAL
Nunca dirija com crianças no colo. É um risco inconcebível.
É preciso que você dirija sempre com cuidados e atenção, respeitando as placas e comentando com as crianças o significado delas. É importante também respeitar os limites de velocidade e mostrar como é ridículo tentar ganhar alguns minutos numa viagem e torna-la perigosa.


Um comentário: