quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

No trânsito: Precisamos parar de imputar nossas falhas e erros a Deus!


Temos que parar com essa mentalidade. Em tudo o que ocorre (acidentes), no trânsito, imputamos nossa culpa, a Deus. Precisamos parar com esse pensamento, de que tudo é por vontade, tudo de errado é Dele.

Vejam essas notícias, recentes:
- Motorista embriagado perde o controle da direção, atropela e mata pedestre em ponto de ônibus;

- Ao tentar uma ultrapassagem proibida, motorista causa acidente e deixa 03 feridos, entre eles, 02 crianças;

- Pedestre atravessa via sem utilizar a passarela e acaba sendo atropelado;

- Excesso de velocidade e embriaguez no volante, é maior causa de acidente no Brasil.

Observem bem essas matérias e reflitam. Em qual delas podemos encaixar a vontade de Deus? Claro que em nenhuma, pois Ele nos quer bem.

Temos notícias assim, todos os dias. Mas não se pode imputar a culpa de nossas falhas ou erros a Deus. Sei muito bem que, em algumas situações de perigo, a mão dele está presente e nos salva da falta de consciência dos usuários (motoristas, ciclistas, motociclistas e até pedestres também). Já passei por isso e senti a sua mão parando outros veículos, para dar-me tempo de mudar de faixa e evitar ser colhido por uma carreta. Nem sempre a sua mão é vista nos socorrendo nessas horas, também quanta coisa acontecendo pelo mundo todo, quantos filhos pedindo a sua ajuda. Deus nos concedeu o livre arbítrio, então, não podemos e não devemos imputar a Ele, a culpa quando ocorre um acidente grave, aonde vidas se vão bestamente.

Deus não quer que você se embriague, que não utilizemos o cinto de segurança, que provoquemos desentendimentos no trânsito, que nos matemos nele. A escolha de tudo isso é nossa.

Precisamos fazer a nossa parte também. Respeitar e ser respeitados. No trânsito é preciso ver e ser visto. Para isso, é preciso atenção sempre. 

Se cada usuário ter isso em mente e praticá-la, com certeza teremos um trânsito mais seguro, e muitas vidas preservadas. Nada de imputar nossas falhas nele (trânsito), nos outros ou para Deus. Cada um de nós temos que assumir nossas responsabilidades, frequentamos um curso “CFC”, para podermos dirigir. Nele aprendemos sobre Direção Defensiva, 1° Socorros, Mecânica, etc. Aptos, vamos para as ruas, mas cada um com um pensamento diferente. Se conduzimos um veículo sem utilizar o cinto de segurança, uma motocicleta sem o capacete, transitamos com uma bicicleta na contramão, atravessamos fora da faixa de pedestres.

O Brasil é o país com mais mortes no trânsito, culpa dos responsáveis por ele e de seus usuários, pois 90% dos acidentes são causadas por falhas humanas e não por força de Deus.

Não corra, não mate, não morra. Somos todos irmãos! Esta frase foi pronunciada ontem, 1° de janeiro de 2014, pelo Professor Felipe Aquino na TV Canção Nova, cujo tema será publicado em adesivo por ele. Excelente ideia dele em prol da redução de mortes no trânsito. E que vem ao encontro de minha matéria.
Com isso, pretendo que todos nós se conscientizemos dos nossos erros e falhas, e a partir de agora comecemos um Ano Novo, com a ideia de que temos que mudar nossas atitudes e pensamentos, é o que espero.

Feliz 2014 e muitas Vidas Preservadas.

PROEDUTRAN: Desde 2003, nosso objetivo é, "Preservar Vidas, Orientar e Educar".
Texto: Sargento PM Luiz A. Campos Lima, fundador e palestrante do PROEDUTRAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário