domingo, 26 de janeiro de 2014

OBRA DE ACESSO NA RODOVIA MARECHAL RONDON

O novo acesso à Ajinomoto, construído próximo ao Rio Sorocaba, na Rodovia Marechal Rondon km 172 em Laranjal Paulista/SP, está deixando algumas dúvidas.

O Novo acesso, ainda não fora aberto ao fluxo, mas de primeira mão (fotos anexas), constatamos que ele apresenta falha em sua sinalização de solo. Pois, numa parte dele, o mesmo possui duas mãos de direção, ou seja, uma entrada e uma saída, ambas distintas. Porém a faixa divisória de sentidos está pintada na cor branca, o correto é a cor amarela, portanto irregular e contrariando o Manual Brasileiro de Sinalização, como vemos abaixo:

Sinalização Horizontal

Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca. A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

VERMELHA – utilizada na regulamentação de espaço destinado ao deslocamento de bicicletas leves (ciclovias).e em símbolos (Ex.: hospitais e farmácias – cruz).

BRANCA – utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais, de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres; na pintura de símbolos e legendas.

AZUL – utilizada nas pinturas de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

PRETO – utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

As faixas podem ser contínuas, interrompidas e destinadas ao pedestre

FAIXA AMARELA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento indica que o veículo não pode passar a outra metade da pista. Divide fluxo de sentidos opostos. Se traçada transversalmente, indica o limite onde o veículo deve deter-se quando a sinalização mandar parar.

FAIXA BRANCA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento, divide faixas em fluxos de mesmo sentido. Indica que a mudança de faixa de tráfego de mesmo sentido) não é permitida. Podem ser também traçadas transversalmente na pista. Duas a duas, paralelamente, delimitam a área de travessia do pedestre.

FAIXAS BRANCAS INTERROMPIDAS – Quando traçadas ao longo da pista de rolamento, indicam a sua divisão em duas ou mais faixas de tráfego, permitindo ao veículo passar de uma para outra.

FAIXA DE PEDESTRE – A área transversal ao eixo de uma via devidamente sinalizada, destinada à passagem de pedestres. É um elemento necessário nas ruas das cidades por ser a área na qual o pedestre tem prioridade sobre os veículos, visando a lhe oferecer o máximo de garantia no ato de atravessar a pista de rolamento. É também chamada passagem de pedestres ou faixa de segurança de pedestres.

Marcações viárias são também utilizadas em zonas adjacentes às rampas de entrada e saída, em aproximações de cruzamentos rodo-ferroviários, em parqueamentos e paradas de veículos nas vias públicas, além de outros.

a)      Marcas de Pavimento;
b) Setas para controle de uso de faixa de trânsito.

Portanto contamos que o pessoal de engenharia da Concessionária, tome conhecimento deste equivoco e refaça a demarcação de solo. Que mesmo com a sinalização vertical colocada corretamente, é preciso evitar acidentes por mal sinalização no local.

PROEDUTRAN: Desde 2003, nosso objetivo é, "Preservar Vidas, Orientar e Educar".

Texto e fotos: Sargento PM Luiz A. Campos Lima, fundador e palestrante do PROEDUTRAN 




Nenhum comentário:

Postar um comentário