domingo, 15 de dezembro de 2013

1ª BLITZ EDUCATIVA – LARANJAL PAULISTA O uso das setas

Ao transitar pelas vias da cidade notamos muitas vezes que alguns condutores não utilizam as luzes indicadoras de direção, o popular pisca-pisca. Algumas vezes por distração, outras por costume, a maioria das pessoas não tem idéia do que essas “luzes” representam para os demais motoristas e pedestres também.

A sinalização de luzes no veículo é a maneira que temos como nos comunicar com os demais condutores. Ali sabemos quem vai mudar de direção, ou de faixa na via, sabemos quem vai frear ou mesmo quem está com algum problema.

Essa comunicação é muito importante, pois ao sabermos das intenções de outros condutores, podemos prever nossas ações e seguramente evitar freadas bruscas, pequenas colisões e até mesmo grandes acidentes.

Fora que o Código de Trânsito Brasileiro institui como infração grave, com multa de R$ 127,69, deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação.

O ciclista também pode indicar a sua intenção no trânsito, utilizando-se para isso os braços.

Lembre-se sempre ao entrar no veículo de usar tudo que está em suas mãos para evitar acidentes. Somente dessa forma, podemos contribuir com a redução do número atual de tragédias no trânsito.

Realização:
PROEDUTRAN: “Programa Educar para o Trânsito”
Desde 2003, nosso maior objetivo é “Preservar a Vidas”

Texto: Sargento PM Luiz A. Campos Lima, fundador e palestrante do PROEDUTRAN 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário