sábado, 7 de dezembro de 2013

Laranjal Paulista: Nossa Rodovia, nosso trânsito

Nossa Rodovia:
 
Um pouco sobre os radares fixos:
 
Não é necessário preocupar-se com os equipamentos de fiscalização por excesso de velocidade, a punição só ocorre quando há desrespeito na legislação.
 
Os equipamentos ficam alocados atrás das defensas metálicas e das barreiras de concreto, com o intuito de proteger os equipamentos públicos e os profissionais. Essa altura foi tecnicamente definida para suportar os impactos e evitar que ocorrências de agressões físicas e danos ao patrimônio ocorram.
 
Nenhuma lei é cumprida e observada se não houver uma fiscalização eficiente. Não adianta ter uma boa legislação se não houver a fiscalização sobre os desvios de comportamentos de alguns poucos motoristas. Todas as estatísticas demonstram que o aumento no controle sobre as velocidades praticadas pelos maus motoristas resultou na diminuição dos índices de acidentes nas rodovias.
 
Penalizar o infrator: A regulamentação é determinada pela placa de velocidade máxima permitida para a rodovia ou trecho de rodovia, e o equipamento é apenas um instrumento de fiscalização. Portanto deve ser sempre respeitada a sinalização de regulamentação e não apenas onde o equipamento está localizado.
 
O que pode acarretar o comportamento inadequado dos motoristas?
Quando não há o comportamento adequado, consequentemente há situações de riscos de acidentes. Em 2010 foram 2.397 mortes e 40.764 vítimas de acidentes de trânsito nas rodovias.
 
Mesmo estando desligado o equipamento, é preciso que o usuário respeite o limite de velocidade regulamentado pela sinalização vertical, seja 60 ou 80 km/h. Nós como motoristas, devemos ter em sã consciência qual é o nosso papel no trânsito, o de ser um motorista defensivo, que respeita os limites de velocidades, as sinalizações, bem como, discernir que mesmo ciente da falha no equipamento, é preciso respeitar os demais usuários.
 
Sei muito bem que há falhas na questão de sinalização no Trevo da Laranja, que fica no Município de Laranjal Paulista na Rodovia Marechal Rondon, porém é sabido também que nós como motoristas devemos quando não houver sinalização adequada, transitar com atenção redobrada. Neste trevo vislumbro que carece de placas de regulamentação de parada obrigatória nos retornos, como também não há sinalização de solo, o que em dias de chuva, neblina ou a noite, colocam em risco a integridade dos usuários.
 
Quanto a revolta de alguns, colocando a culpa dos acidentes ocorridos no radar fixo, é bom deixar claro, foram dois e em ambos o causador com certeza tinha a noção do que estava fazendo, nisso soma-se, conhecia o local, sabia da existência do radar e as placas que o alertavam disso, e sabia que saindo para a esquerda poderia ocorrer o que ocorreu. Neste caso, é preciso rever a conduta dos motoristas.
 
Portanto se você observar bem, os radares não são os culpados pelos acidentes, mas sim a máquina humana que insiste em desrespeitar as normas de trânsito.

Nosso Trânsito:
Estamos aqui sempre tecendo comentários, com dicas e orientações, a respeito ao nosso trânsito. Precisamos de campanhas educativas, voltadas principalmente ao trânsito como de cidadania. Nossos jovens estão ociosos, por que então não começarmos a pensar nisso.
 
Precisamos ter em mente que, antes de cobrar sinalização no trevo, observar que a Rua Governador que fora remodelada na gestão Fuglini e complementada nesta gestão, ainda se encontra sem sinalização e quase intransitável, lembrando que essa via além do grande número de indústrias ali localizados, é uma das principais entradas de nossa cidade, mas não possui qualquer placa indicando isso. Cobraram placa indicativa na Castelo Branco, mas na entrada da cidade não existe a mesma.  
 
O povo tem que entender que muitas mudanças no trânsito, se devem para trazer ais segurança, tanto para os pedestres, motoristas e demais usuários. Porém é bom clarear que, toda mudança, alteração de mãos de vias, novas vias à desafogar nosso trânsito, só deve ocorrer após um longo estudo.
 
Particularmente, estudo trânsito desde 2003, inclusive acompanhando o de Laranjal Paulista, sempre apresentando ideias, apesar de algumas serem omitidas pela administração, mas são ideias e elas precisam ser estudadas.
 
O intuito aqui é chamar a atenção, mostrando o que pode ser feito. Atitudes impensadas ou no auge do calor, não são surtem o efeito desejado.
 
PROEDUTRAN: Desde 2003, no objetivo é “Preservar Vidas, orientando e Educando”.
 
Texto: Sargento PM Luiz A. Campos Lima, fundador e palestrante do PROEDUTRAN 

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