terça-feira, 17 de dezembro de 2013

POR UM TRÂNSITO MAIS SEGURO, SEJAMOS MULTIPLICADORES.


Não é de hoje que cobramos por um trânsito mais seguro. Porém poucos buscam fazer a sua parte para torna-lo assim, seguro. Sempre colocam a culpa de seus erros nos outros.

Diariamente me deparo com os famosos reclamões dizendo, nossa esse trânsito está um horror. Passado algum tempo, ao passar por uma via, observa-se que o fluxo está um tanto lento para o horário, nota-se então que o motivo tem um nome. O mesmo reclamão com seu veículo estacionado em um local proibido, numa via de mão dupla.

Gestores Públicos

Mesmos após várias dicas e orientações, alguns Gestores Públicos, insistem em contrariar as normas e leis de trânsito. A mais comum é a sinalização, principalmente por não conhecê-las e ainda nomear pessoas que também desconhecem seu funcionamento. Observa-se então com isso, o seguinte: Se gasta muito, educa-se nada.

Fluxo x Segurança

Mas na verdade, o que se observa mesmo no Brasil, é que a segurança do tráfego e o próprio CTB privilegiam muito mais o fluxo de veículos que a segurança dos usuários. Isso ajuda a explicar porque talvez a própria sociedade não cobra mais segurança por parte das autoridades.

"Vivemos num país em que as mortes em acidentes de trânsito matam mais que as guerras do Oriente, mais que o câncer e mais que todas as doenças cardiovasculares juntas e na hora de se fabricar um carro os itens de segurança deixam de ser prioridade.”
 “Será que o governo já colocou na ponta do lápis o quanto se gasta, realmente, com acidentes de trânsito em todo o país? Será que tentar lucrar com a venda de mais carros sem itens básicos de segurança é uma estratégia para tentar compensar o custo bilionário dos acidentes de trânsito que sucateiam e enterram ainda mais a saúde pública?"

Vejam só: Em 2004 tivemos cerca de 35.000 mortes, das quais 2.500 crianças, 420 mil vítimas, 30 bilhões de reais de perdas – inaceitável.

A falta de estatísticas: O dado está para a informação assim como a cana de açúcar está para o açúcar. Você não adoça seu cafezinho com um feixe de cana. (Sebastião Amorim – estatístico)

O volume de investimento no Brasil por conta da Copa do Mundo será algo incomparável na nossa história. Para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2008, a China teria investido cerca de 35 bilhões de dólares, para dar uma ideia da grandiosidade do empreendimento.

Aproveitar para organizar debates profundo sobre segurança no trânsito deve ter missão de cada um dos que se interessam pela causa e que querem ver coisas melhoradas. O país tinha todas as condições de dar um salto extraordinário (mas parece que não deu), caso soubesse fazer o seu “dever de casa” (lembram-se disso, caros leitores), que não é pequeno, mas está longe de ser impossível.

É a oportunidade de ouro de o trânsito entrar nos eixos e de o país, finalmente, entrar nos trilhos. Se o Brasil ganhar um trânsito decente até 2014 não precisará se preocupar nem ganhar a Copa do Mundo, porque o mais importante já terá conseguido. Sei que não é isso o que a maioria dos brasileiros pensa, mas é um ponto importante. Trabalhar para esse objetivo deve ser a missão de todos nós (eu me incluo nisso, com certeza).

Por isso o objetivo de alertar à todos com esta matéria. Por um trânsito mais seguro, sejamos multiplicadores, ou seja, participando mais de discussões sobre o tema Educação para o Trânsito, cobrando mais ações dos Governos em todas as esferas, bem como fiscalizar estas ações.

•Alguns trechos desta matéria, foram copiados de artigos do livro 20 Anos de Lições de Trânsito e de minha amiga e também educadora de trânsito, Márcia Pontes.

PROEDUTRAN: Desde 2003, nosso objetivo é, "Preservar Vidas, Orientar e Educar".

Texto: Sargento PM Luiz A. Campos Lima, fundador e palestrante do PROEDUTRAN 

Veja o erro nas vagas de estacionamentos (colocadas na contra mão de direção), ponto de ônibus com rampa em local impróprio, tudo isso por falta de conhecimento técnico do gestor (prefeito) e seus secretários, dinheiro usado de forma errada.




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